TÍTULOS DE CAPITALIZAÇÃO

Quem não gosta da ideia de ganhar um prêmio em um sorteio?

E comprar aquele título das dezenas premiadas??

Não faz ideia do que estou falando?

Que bom pois estou tratando dos títulos de capitalização e sem rodeios já digo, é uma cilada Bino!

Pois é, título de capitalização só é lucrativo para quem vende.

Até dava para acabar o post aqui mas sei que tem gente que vai discordar então resolvi destrinchar o assunto e mostra que não é nem um pouco vantajoso ter e manter um título de capitalização.

 

O QUE SÃO?

 

Títulos de capitalização são produtos financeiros onde parte do valor dos pagamentos efetuados são utilizados para montar um capital de acordo com regras estipuladas no próprio título.

Já a outra parte normalmente é utilizada para subsidiar os sorteios, que fazem parte da maioria desses títulos, além das despesas administrativas e lucro da empresa.

Só podem ser comercializados pelas Sociedades de Capitalização devidamente autorizadas de acordo com os Decretos-lei: 261 de 28/02/1967 e 73 de 23/11/1966.

 

TIPOS DE TÍTULOS DE CAPITALIZAÇÃO

 

Atualmente encontra-se três tipos de títulos de capitalização:

  • PM: esse tipo de título prevê um pagamento a cada mês de vigência do título;
  • PP: é um título sem correspondência entre número de pagamentos e número de meses;
  • PU: título com pagamento realizável em uma única vez.

 

MODALIDADES

 

Além dos tipos de títulos existem ainda suas modalidades que poderão variar entre:

  • Tradicional: esse título tem como objetivo restituir ao titular, no final do prazo do título, o valor total dos pagamentos, desde que tenham sido realizados dentro do vencimento.
  • Compra programada: garante no resgate o valor, em moeda corrente nacional ou um bem ou serviço que é referenciado no ato do cadastro;
  • Popular: esse título possui como objetivo permitir que o titular participe de sorteios, sem que haja devolução integral do dinheiro “investido”.
  • Incentivo: junto ao título é vinculado um evento promocional de caráter comercial instituído por uma empresa que compra o título.

 

PORQUE NÃO COMPRAR NENHUM TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO

 

Existem vários motivos para não se comprar um título de capitalização mas citarei o que o que deveria ser suficiente para você desistir dessa ideia agora mesmo:

  • Retorno financeiro: é pior que a poupança! Se somar taxas, imposto a pagar e inflação, você verá que está perdendo dinheiro.
  • Impostos: sim, paga-se impostos no resgate de um título de capitalização que variam de 20% a 30%. Correção do valor a receber: feito pela TR, girando em torno de 0,0% a 0,1%.

Injusto, no mínimo, já que você empresta o dinheiro para o banco (que vai lucrar muito com ele) e male má recebe o que foi investido de volta.

Não me parece um bom negócio.

“Ah mas é bom que ele me força a poupar”

Existem formas melhores, mais eficazes e que ainda lhe gerem algum lucro sobre o poupado. Aqui temos alguns exemplos.